sexta-feira, 29 de julho de 2011

A minha ilha, a Guadalupe - Joelle Legrand






A Guadalupe, ilha mais vasta das Pequenas Antilhas,a mais bonita também ,
estira as suas asas de borboleta entre o Oceano Atlântico e o mar das Caraíbas


Karukera (a ilha das belas águas), como é chamado em crioulo,é para o pintor um sonho em verde
espalhado com notas de orquídeas, de ibiscus ....
Dominada pelo vulcão Soufrière,ela oferece uma multidão de paisagens e surpreende pela diversidade dos seus sitios naturais .
Em alguns momentos, passa-se do azul turquesa do mar ao verde da floresta tropical,das longas praias de areia branca à uma decoração selvagem varrida pela ondulação do oceano. Ao encanto das pequenas casas coloridas opõe-se a elegância das luxuosas residências crioulas .
Na variedade geográfica acrescenta-se a variedade da população , real mosaico étnico consistiu em índios, pretos , brancos e mulatos.
Guadalupe, colónia francesa desde 1635 tornou-se um departamento francês em 1946 . É assim que no seguimento da mutação do meu pai nestes céus luxuriantes, tive o imenso privilégio de passar lá a minha infância e a minha adolescência. Foi lá que construí-me através da cultura francesa e crioula .

Mas, esta ilha seria apenas uma bonita carta postal sem a gentileza dos seus habitantes e sem esta arte de viver onde a festa, a música e a dança ocupam um grande espaço .
Seguidamente, era o regresso na França….período doloroso em que senti-me desenraizada e onde realmente compreendi o sentido da palavra "exílio".

12 comentários:

  1. LINDONETE CÂMARA,disse...

    Parabéns amiga, por mais um presente francês cultural nesse BLOG. Sei o quanto Guadalupe tem feito parte de sua vida e deve ser muita linda.

    Um grande abraço "MIGUXA" rsrs

    ResponderExcluir
  2. Quero conhecer Guadalupe,que é tão linda e essa poetisa francesa também.

    Uma voz anônima!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Anônimo!!! Sempre é um prazer de se encontrar mas pra ter uma sorte para se encontrar, é necessário abandonar o anonimato!!rsrs

    ResponderExcluir
  4. Parabéns uma vez mais Joelle, por mais um texto que nos presenteia, expondo as belezas dessa ilha encantada.

    ResponderExcluir
  5. Aplaudo a vc Joelle, que assim como Lindonete,Adriano,Hélio Crisanto e Teixeirinha,merecem palmas por saber valorizar as poesias e prosas dos demais e serem humildes. Parabénsss!

    Rita de Cássia

    ResponderExcluir
  6. Concordo Rita,a humildade é uma grande e perceptível virtude. Parabéns a Joelle e a estes mencionados.

    João

    ResponderExcluir
  7. CONCORDO RITA DE CÁSSIA! TEM PESSOAS Q ESCREVEM E NÃO SABEM ELOGIAR OU RECONHECER O TRABALHO DE NINGUÉM COM UM SIMPLES COMENTÁRIO. TB TENHO OBSERVADO ESSA HUMILDADE EM ALGUMS! E DOU MEUS PARABÉNS P/ JOELLE PELO Q ESCREVEU E POR ESSA VIRTUDE.

    LIDIANE

    ResponderExcluir
  8. Encantadora Joelle, você, a ilha e seus escritos rsrsr...parabéns por mais esse presente postado no APOESC, espero um dia conhecer um pouco das riquezas que fazem parte do seu país..a ilha de Guadalupe é um luxo e guarda uma bela história. De sua admiradora nada secreta:

    Luciene Araújo

    ResponderExcluir
  9. Este é aquele tipo de lugar do qual se sente saudade sem nunca ido lá. É, sem dúvidas, um daqueles lugares em que se pode sentir o pulsar da vida em sua forma mais simples. Parabéns, Joelle, pela maravilhosa descrição das belezas do lugar, do modo de vida de sua gente...

    ResponderExcluir
  10. Obrigada a todos pelos encorajamentos !!!

    ResponderExcluir
  11. Quero conhecer esse lugar pq é belo, muito lindo!!!adorei a sua criatividade com sempre Joelle. Parabéns pelo poema. Continuarei te admirando como sempre. Bisous minha grande amiga! De: Cacau

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”