quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

ENTREVISTA COM RANIERI E IMAGENS DO ENCONTRO DE CORAIS - Gilberto Cardoso

Ranieri Fernandes


GILBERTO: Ranieri, fale-nos um pouco sobre a experiência que você  recentemente vivenciou ao organizar o 1º Encontro de Corais da ASSOMUSC. Foi algo muito complicado?

RANIERI:  Olá, Gilberto! Foi só um pouco complicado devido os conflitos das datas possíveis tanto para o teatro quanto para os corais, fim de ano com muitas atividades para todos! Inicialmente nossa mostra seria dia 3/12/2011 depois passamos para o dia dez, ai esbarramos na agenda do teatro mas enfim, conseguimos realizar no dia onze de dezembro, que culminou com o encerramento dos festejos da emancipação política da nossa cidade!



GILBERTO:O que destacaria desse evento?

RANIERI: Eu destaco a aceitação do público! Principalmente pelo ineditismo do projeto, acredito que poucas pessoas da nossa cidade já haviam visto um coral se apresentando. E este feedback  me deixou com a certeza que foi mais um evento que vimos  consolidar-se em sua  primeira edição! Assim como o festival Maestro Felinto, o APOESC Recitando o Sertão, e agora a nossa mostra de corais!
GILBERTO:Que corais, no mundo, no Brasil e no RN, você citaria como muito bons? Apresente-nos algum link do Youtube que remeta a algo do gênero, digno de ser assistido.

RANIERI: Gilberto, indico no Brasil o Madrigal Cruz Lopes do RJ, RN cito o meu (Harmus) rsrsr! Agora no mundo, amigo, indico esse brilhante coral da cidade de Hanonver da Alemanha. Fantástico!  http://www.malapronta.com.br/hotel206-terrazas-park-hotel/tarifario
GILBERTO:Há quanto tempo você canta em coral e como tem sido tal experiência? Como foi despertado em você o gosto por esse tipo de canto?

RANIERI:  Tem pouco tempo que sou  coralista, apenas uns 8 meses...  Fui apenas com o desejo de aprender a cantar, tinha preconceito total com corais. Coisa de ignorante, sabe? Não conhece ai já cria um repúdio... Mas quando vi o DVD do Coral HARMUS, de cara quebrou todos os meus preconceitos e me apaixonei pela música coral! Tem sido uma experiência incrível  estar inserido em dois corais que possuem a mesma regente, e propostas diferentes, conhecido bastante gente com personalidades distintas, porém, quando cantamos nos tornamos um só corpo.

GILBERTO: Valeu o esforço, Ranieri? Tudo saiu conforme o planejado?

RANIERI:  Não, nem tudo saiu como planejamos pois tivemos a ausência do coral da cidade de Touros e do Complexo Cultural de Natal ( outro coral em que canto ) e outros "acidentes". Mas o esforço foi recompensado com o resultado obtido pela 1° Assomusc Mostra Corais

 
GILBERTO: Quais são seus planos nessa área para 2012, para si mesmo e para Santa Cruz?

RANIERI: O primeiro já está quase concretizado! Estarei indo para Curitiba PR participar da 30ª Oficina de música que vai do dia 08/01/2012 até dia 29/01/2012 onde farei curso de prática de canto coral, musicalização infantil para crianças de 7 a 10 anos de idade e também prática e didática para coro infanto-juvenil. Em março de 2012 traremos o coral Harmus para lançar o dvd  com o título de : "Dos pés a cabeça" o coro Soarte realizará um show chamado religiosidades, onde apresentará  canções de distintas religiões, a idéia é que seja na capela do santuário e a formação do nosso coral, aproveito o espaço pra pra reafirmar o convite para você, e quem tiver interesse pode nos procurar a partir de fevereiro para darmos início aos trabalhos! rsrsrsrs!

GILBERTO:  Qual a importância do canto coral, numa sociedade tão afeita a estilos musicais descartáveis?

RANIERI:  O mais importante que vejo em um coral, é a interacão e a entrega entre as pessoas! Pessoas diferentes, com gostos musicais diferentes umas das outras mas que depois de tomarem gosto pela musica, se entregam de tal forma que  toda diferenca some, e nos tornamos um só.
 Foto
GILBERTO: Diga aos nossos leitores suas palavras finais, manifeste sua gratidão aos que tornaram possível o evento e deixe-nos alguma reflexão.


 RANIERI:    Sei da força que tem o blog da APOESC e quero gradecer a você, Gilberto, pelo espaço e aproveitar para agradecer ao secretário de cultura Iranilson Silva, Fátima de Domíssio que cuidou muito bem dos corais, super atenciosa e cozinhou divinamente! (Todos gostaram e muito dela e da comida dela), Agradecer ao IFRN através da professora Samira e o professor Erivan e principalmente ao prefeito Péricles, nos atendeu em tudo que foi preciso, sempre muito atencioso e compreensivo.

Eu tenho muitos sonhos, e um dos é formar um coral em Santa Cruz. Tenho um amigo chamado Raul Seixas que fala assim:

"Sonho que se sonha só, é só um sonho. Mas sonho que se sonha junto é realidade"
Sonhemos juntos e tudo se realizará.


Um comentário:

  1. Magnifica entrevista! parabens ao amigo Ranieri pela iniciativa muito bem recebida pelo público Santacruzense, que venham outros.

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”