sábado, 21 de abril de 2012

Hoje ganhei o dia - Naílson Costa


Imagem meramente ilustrativa
Hoje ganhei o dia. Transeunte em uma pequena viela, vi um cão bebendo água, água não, lama fedida.
O bicho estava numa animação que dava pena. Lepo, lepo, lepo, cada linguada dada na lama me fazia feliz, ou não. O animal, com a minha intrusa aproximação, reverenciou-me, e, educadamente, parou, pra não me sapricar. Passei.
Queria ser fotógrafo naquele momento pra, talvez, captar o que se passava be...m dentro dos sentimentos daquele serzinho sedento. Aquela imagem continua transitando por entre a fiação eletroudomagneticamente louca dos meus neurônio poucos. Talvez eu a reproduza mais tarde, quando eu adentrar meu universo ébrio e abrir as portas de minhas palavras sufocadamente presas.
 
Hoje ganhei o dia, vi um cãozinho bebendo água. E fingi estar feliz o dia todo!

16 comentários:

  1. Gosto desse blog. Já vi muita coisa boa por aqui e sempre que possível estou apreciando o trabalho de vocês que é de uma sensibilidade rara nos dias atuais. Parabéns pelo belo recorte do real aí em cima, e pelos os outros tantos que tornam esse espaço um refúgio para aqueles que aprenderam e querem transcender a realidade cruel da vida prática de nossos tempos, com o fim de torná-la mais suportável.

    ResponderExcluir
  2. Gosto desse blog. Já vi muita coisa boa por aqui e sempre que possível estou apreciando o trabalho de vocês que é de uma sensibilidade rara nos dias atuais. Parabéns pelo belo recorte do real aí em cima, e pelos os outros tantos que tornam esse espaço um refúgio para aqueles que aprenderam e querem transcender a realidade cruel da vida prática de nossos tempos, com o fim de torná-la mais suportável.

    ResponderExcluir
  3. Nailson,

    Pequenos “retalhos” do cotidiano nos fazem muito felizes. Sempre me deparo com coisas muito simples (como o “seu” cão bebendo água), que me deixam em estado de plenitude. Parece que pouca gente vive isso, não é mesmo?!

    ResponderExcluir
  4. Obg por se dar ao trabalho de escrever tais palavras, Diógenes.

    ResponderExcluir
  5. Só quem tem alma de poeta faz isso, grande Nailson.

    Hélio Crisanto

    ResponderExcluir
  6. MUITO BOM! OS BONS DA APOESC: NAILSON,CRISANTO,LINDONETE,MARCELO,VC,CLARO...ETC.

    SINTO FALTA DESSES CITADOS!

    ResponderExcluir
  7. a vantagem do poeta é que vcs enxergam com a alma e nao com os olhos.

    ResponderExcluir
  8. Obg pelos comentários. Essa poesia em prosa aí foi, realmente, uma revolta que tinha de externar. E as ironias me aliviam as dores das angústias sentidas.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Caro Gil, obg pela discrição e elegância. Devo dizer que que não foi equívoco e nem falta de conhecimento sobre a colocação da palavra SAPRICAR. Conheço de longo tempo a escrita correta desse vocábulo. Sentimos essa necessidade de aproximar a escrita da fala coloquial no texto pretensamente literário. Quando não o fazemos, passamos por esnobe, não é? Você, que é um grande poeta e conhecedor dessa necessidade, entende perfeitamente o que vai sendo dito aqui, diferentemente de quem pensa o contrário. Um abraço. Gostaria que vc publicasse essa minha preocupação. Valeu!

    Nailson Costa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei a razão pela qual o Blog censurou o texto que tratava sobre o suposto equívoco da palavra SAPRICAR, usada inteligentemente na linda crônica do Prof. Nailson Costa. E, por isso, mereceu dele (do Prof. Nailson) a belíssima explicação acima.

      Ruy

      Excluir
  11. Seu recado nada teve de inadequado, Ruy. Todavia, eu pretendi mostrá-lo antes a Nailson, o citado.

    Eis a íntegra do que vc disse:

    "O poeta pode tudo no que se refere ao uso da palavra oral ou escrita. Mas, mesmo diante de todo esse poder, teria ocorrido um equívoco onde se lê: "...pra não me SAPRICAR"? (Grifei)

    "O automovel, ao passar na lama, SALPICOU-LHE a roupa."

    Ruy "

    Ainda hás o agravante de que pretendi guardar seu recado entre os ainda por publicar. Todavia, ao buscá-lo agora, não o achei. Tive que recorrer ao Paint Screen que fizera. Abraços, Ruy, e esperamos contar com sua compreensão quanto a isto. Qualquer coisa, contate conosco pelo gcarsantos@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Estou ficando famoso! Um abraço a todos!

    ResponderExcluir
  13. esse cara está bombandooooooo!

    ResponderExcluir
  14. esse texto prova que pra ser bom não precisa ser grande, grande sensiblidade do poeta nailson.

    Valéria (conj. conego monte)

    ResponderExcluir
  15. ENQUANTO ISSO O BICHO HOMEM PASSA TODO MAL EDUCADO LAMBUZANDO QUEM PASSA PERTO, SAUDAÇÕES AOS VATES APOESQUEANOS DE SANTA CRUZ

    SEBASTIÃO - NATAL

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”