domingo, 8 de abril de 2012

UMA PARTE QUE VALE PELO TODO - Gilberto Cardoso dos Santos


A letra acima é da autoria de Chico César e se intitula BÉRADÊRO; foi gravada com uma melodia que não soa muito apetecível ao gosto popular e, além disso, sem quaisquer instrumentos. Trata-se de uma espécie de aboio. Daí, com certeza, a razão do pouco sucesso que fez/faz entre as massas. Há, todavia, muitos como eu que com ela se encantam. Acho que transborda  tutano de poesia em cada verso. Cada linha constitui parte de um favo cheio do mais precioso mel.
Mas há uma parte que dispensaria todas as outras, dois versos que falam fundo ao meu coração:
"E a cigana analfabeta
lendo a mão de Paulo Freire".

Não sei com precisão o que estes versos me falam, mas sei que me dizem muito. Assim age a linguagem da poesia.
Por causa  desta sentença, eu e Hélio a incluímos em nosso repertório. Aliás, tivemos oportunidade de cantá-la na Casa do Béradêro, lá em Catolé do Rocha no espaço construído para conservar a memória de Chico César entre seus conterrâneos.
Para nós é uma parte que vale pelo todo. Sabe aqueles minutos que fazem valer o dia; aquela cena do filme que faz valer a pena o tempo gasto assistindo-o; aquela música que justifica a compra do cd? Este é o verso que faz valer a música. Se esta canção fosse uma enrugada ostra, este verso seria a pérola. Leia-a (ou ouça-a em áudio da música Béradêro ) e se encante com a genialidade desta composição.

Um comentário:

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”