sexta-feira, 10 de agosto de 2012

BUSCANDO A HARMONIA - Alessandro Nóbrega

Há 27 anos saio de minha casa, vou ao dojo, visto meu kimono, coloco minha faixa e cerimoniosamente reverencio os mestres que nos antecederam e aos meus mestres atuais antes de iniciar mais um dia de treinamento. Aprendi ao longo da vida que aquele lugar é sagrado e que ali minha vida se passa em segundos diante de mim em cada técnica que é praticada, em cada ensinamento repassado. Aprendi com meu professor de forma ainda mais profunda, hoje, o respeito e a confiança que se deve depositar no Sensei. Daí a importância de se ter um grande sensei. Há 27 anos entrego parte de minha vida aos meus treinos. Não é para vencer ninguém que não seja eu mesmo, para me encontrar com meus medos e minhas limitações. De frente com eles, de pé, caindo e levantando dezenas de vezes, é que entendo, nesta dinâmica, o instante que morre para dar lugar ao instante que nasce. Este é o ponto em que estou hoje, de entendimento interior, do que seja encontrar harmonia. Mas, quanta iluminação ainda há para encontrar em minha caminhada. Pois, entendo que a vida não é uma batalha, mas uma grande sala de aula, onde o professor observa de forma confiante seus alunos e diz: “Bom, muito bom, mas você ainda pode fazer melhor.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”