domingo, 26 de agosto de 2012

Entre a seca e a saudade: uma leitura de Vaca Estrela e Boi Fubá - Cristiane Nóbrega



Recentemente, ouvindo “Vaca Estrela e Boi Fubá”, letra do grande poeta Patativa do Assaré, cantada por dois ícones da música nordestina – Luiz Gonzaga e Fagner - retomei algumas ideias de um texto que havia escrito já faz algum tempo e resolvi publicá-las em homenagem ao centenário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, com a intenção de ressaltar sua influência na disseminação dos traços identitários de nossa nordestinidade.
As identidades regionais são construções que se forjam em práticas discursivas de diversas naturezas e que se concretizam em variados gêneros textuais. Em “Vaca estrela e Boi Fubá”, é possível encontrarmos elementos caracterizadores do que, comumente, tem-se denominado de identidade nordestina, gestada anteriormente por várias correntes discursivas, dentre elas, a euclidiana, a sociológica freyreana e a dos romancistas da geração de 30.
A defesa freyreana de um Nordeste nostálgico, olhando com saudades para um passado farto e opulento, não encontrará nessa música a mesma referência ao segmento social dos senhores de engenho nem as práticas de sociabilidades ali existentes. No entanto, o sentimento saudade é tão pertinente em “Vaca Estrela” quanto na obra do sociólogo de Apipucos. Certamente, o saudosismo é aqui recorrente porque as práticas discursivas anteriores a essa música transformaram-no em um elemento caracterizador da identidade nordestina, seja no litoral ou no sertão, não importa o local e sim a relação sentimental do homem com a terra.
Em “Vaca Estrela e Boi Fubá”, a ideia do homem telúrico apegado ao seu “torrão natá” nos remonta ainda aos vestígios de uma construção identitária anterior a de Gilberto Freyre: o regionalismo naturalista euclidiano, que toma o homem como produto do meio. A este último discurso, renderam-se e o reproduziram os escritores da geração de 30.
Portanto, embora haja uma visível predominância de elementos caracterizadores do sertão: a seca e o gado, vê-se, com efeito, em “Vaca Estrela e Boi Fubá”, a presença de uma polifonia discursiva que, ao mesclar-se, idealiza uma identidade homogênea referente a espaços diferenciados do ponto de vista natural e sociológico, ou seja, fundem-se elementos identitários do litoral e do sertão para configurarem uma unidade ao recorte geográfico intitulado de Nordeste.
Para o historiador Durval Muniz de Albuquerque Júnior, “a saudade é um sentimento pessoal de quem se percebe perdendo espaços queridos de seu ser, dos territórios que construiu para si. A saudade também pode ser um sentimento coletivo, pode afetar toda uma comunidade que perdeu suas referências espaciais e territoriais, toda uma classe social que perdeu historicamente sua posição, que viu os símbolos de seu poder esculpidos no espaço serem tragados pelas forças tectônicas da história.” Portanto, o lirismo saudosista que aparece nesse poema de Patativa do Assaré é um dos elementos essenciais para a noção de identidade, pois a permanência em uma “terra estranha” possibilita estabelecer o sentimento de pertença ou não a um determinado grupo. Estar no sul é estar distante dos códigos referenciais relativos ao espaço nordestino. É preciso então construir um elo que não faça esquecer a origem.
Logo, quando Luiz Gonzaga e Fagner resolvem musicar o texto de Patativa do Assaré processam mais rapidamente a socialização desses códigos tanto fora como dentro da região, pois a música, pela sua própria especificidade, consegue atingir um número maior de pessoas. Assim, os muitos nordestinos que, em decorrência das transformações históricas e sociais, ocorridas no final do século XIX, foram obrigados a migrarem para o sul em busca de empregos na pujante agricultura ou no parque industrial que ali se formava, encontraram em músicas desse teor a possibilidade de continuarem perpetuando os códigos referenciais que os tornam diferentes dos sulistas reafirmando a pretendida “nordestinidade”.

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. A invenção do Nordeste e outras artes. São Paulo: Cortez, 1999.

10 comentários:

  1. Este é o segundo texto primoroso de Cristiane Nóbrega, que vem para enriquecer mais e mais nosso blog.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Francisca Joseni dos Santos26 de agosto de 2012 às 17:28

    Ao ler este texto reportei-me à Pós-graduação "Identidade Regional - A Questão Nordeste" onde os discursos sobre identidade e afins nos permitiam "descontruir", construir e reconstruir conceitos sobre o Nordeste. Parabéns Cristiane você não me surpreende, pois sua capacidade discursiva e escritora é ímpar.
    P.S.: Vale a pena ler o livro citado no texto como referência bibliográfica.
    Francisca Joseni dos Santos - Professora

    ResponderExcluir
  3. Cristiane,

    Que texto rico, analisando as "entranhas" culturais, sociológicas, históricas,..dessa belíssima música, que tanto fala de nós, nordestinos; que nos faz chorar quando paramos e a escutamos com o coração!

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Esse texto faz lembrar as aulas do grande Durval Muniz, na Pós-Graduação Identidade Regional - A Questão Nordeste. E naquele curso, Cristiane, Joseni e Alessandro eram as estrelas de maior brilho! Texto belíssimo, Cristiane! Vc é dez!

    ResponderExcluir
  5. Caros, agradeço pelos ricos comentários. Realmente, as ideias desse texto é fruto da pós que Joseni e Nailson citaram e foi muito bom vê-los recordar de um momento que nos propiciou excelentes reflexões.

    Cristiane Praxedes Nóbrega

    ResponderExcluir
  6. Nesse blog só tem fera da escrita! Por isso que eu não deixo de olhar nem um só dia.

    ResponderExcluir
  7. parabéns pela escrita e demostra que ele foi a luta e conseguiu vencer

    ResponderExcluir
  8. parabéns pela escrita e demostra que ele foi a luta e conseguiu vencer

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”