quarta-feira, 10 de outubro de 2012

VOTOS EM TROCA DE ... - Marcelo Pinheiro



 
Hoje, 10/10/2012, um jovem do Bairro DNER me falou que havia vendido seu voto para vereador a um certo candidato – inclusive eleito com expressiva votação. Até aí, infelizmente, sem muitas novidades, pois o que se fala aos quatro cantos da cidade é que esta foi uma eleição movida pela compra aberta de votos. Porém, o que me faz trazer o presente caso ao blog é o detalhe do crime eleitoral: o jovem é viciado em crack e o candidato a vereador – eleito – lhe ofereceu R$ 100,00 pelo voto dele. R$ 30,00 como sinal e os R$ 70,00 quando se sagrasse vitorioso nas urnas. O jovem me contou que o procedimento foi feito também com seus colegas de bairro e de vício e ainda em outros locais da cidade. Segundo ele, R$ 100,00 foi uma proposta irresistivelmente tentadora, pois com a grana comprou e fumou 20 pedras de crack e ainda conseguiu um “representante” na Câmara Municipal. (Fiquei pensando que direitos do viciado o vereador irá defender.)

Eu, que já estava indignado com a eleição imerecida de boa parte dos novos legisladores, fiquei ainda mais chocado com os métodos utilizados para a consecução dos fins. Sem querer ser eugenista, penso que ainda vai ser necessária a morte de umas duas ou mais gerações dessa “raça” de corruptores e corrompidos para alcançarmos um nível consciente de fazer política.

Apesar de tudo, não podemos perder a esperança de vencermos esta fase incipiente de nossa democracia.

Um comentário:

  1. Marcelo,

    Texto mais que pertinente e adequado ao momento.

    Sou muito pessimista, meu amigo, pois descreio da superação dessa "fase incipiente de nossa democracia".

    Abç!

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”