terça-feira, 27 de agosto de 2013

SEJAM BEM-VINDOS, CAMARADAS CUBANOS! - Gilberto Cardoso dos Santos


Ao contrário da potiguar Micheline Borges, jornalista que envergonha a categoria e precisa, urgentemente, de uma cirurgia para livrar-se daquilo que mais a prejudica: a língua; ao contrário dos médicos cearenses que recepcionaram com vaias no aeroporto ao médico negro; tenho a melhor das expectativas em relação à vinda de médicos cubanos. Não sei se vêm da forma certa, mas chegam no momento certo. Portanto, sejam bem-vindos.

O índice de mortalidade infantil em Cuba equivale ao de países de primeiro mundo. Nenhum outro país latino americano tem uma medicina preventiva tão desenvolvida e com resultados tão satisfatórios.

Trata-se de profissionais acostumados a driblar adversidades, a improvisar e a fazer o máximo dispondo do mínimo. São pessoas capacitadas, dignas de todo nosso apoio e carinho. É como disse o médico Ricardo Palácios:
 "[...] a pior ameaça que os cubanos representam é que podem dar certo. Porque os cubanos podem demonstrar que a população não necessita de grandes hospitais de alta tecnologia, mas de médicos acessíveis que estejam ao seu lado."  (http://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/07/os-medos-dos-medicos-brasileiros.html)

Eles deram certo em outros países.

"No último Revalida, os médicos cubanos e venezuelanos superaram os brasileiros (http://bogdopaulinho.blogspot.com.br/2013/08/medicos-brasileiros-em-sexto-lugar-no.html).

Isso não seria necessário se o tratamento médico no Brasil não fosse tão precário e não tivéssemos centenas de municípios sem médico. Adoecer ou acidentar-se em pequenos municípios brasileiros é muito perigoso, mesmo naqueles que já têm médicos. Se a vinda de médicos estrangeiros é um mal, muito maior é carência que temos destes profissionais em mais de  seiscentos municípios brasileiros. Dos males, o menor.

2 comentários:

  1. Ah!! coisa terrível, julgar duramente pela aparência.
    Eu tinha em mente, que no futuro, que é hoje, já não lia, está por ai...
    O que era pra evoluir
    O que eu sabia, já não sei,
    Com segurança posso dizer que a beleza física senta bem, é emblemático, ao ser humano que tira proveito disto, ou seja, o artista.
    A meu ver o requisito BELEZA FÍSICA em um MÉDICO, não é o atestado de competência.

    Jadson Umbelino.
    .

    ResponderExcluir
  2. Gilberto,

    Não pensei ainda sobre essa situação. Mas creio que você tenha razão. De qualquer forma, estou muito distante da opinião de Micheline Borges (preconceituosa paca!).

    ResponderExcluir

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”