quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

SAÚDE MENTAL NA ESCOLA COSME F. MARQUES - Ana Glória


Escola Estadual Cosme Ferreira Marques
Ensino Fundamental e EJA
Rua Aluízio Bezerra, 165, Centro, Santa Cruz-RN
Telefone: 3291-6935


Aos dias dois de dezembro do corrente ano (02/12/2014), reuniram-se, nesta instituição de ensino, o médico psiquiatra Epitácio Andrade Filho, gestores, professores do turno vespertino e demais funcionários para juntos realizarem uma oficina de trabalho, pautando a temática Saúde Mental na Escola.
Dr. Epitácio destacou a importância do PSE - Programa de Saúde na Escola – que, junto ao PSF - Programa de Saúde Familiar do bairro - , pode consolidar  uma importante parceria a fim de que  a escola possa concretizar projetos referentes à Saúde Mental na Escola e buscar soluções para os problemas detectados.
A vice-diretora Shirley Felipe relatou casos de estudantes com distúrbios já diagnosticados por psiquiatras ou psicólogos.
Os professores falaram das dificuldades vivenciadas e de casos em que suspeitam haver alunos com problemas de ordem psiquiátrica ainda não diagnosticados.
Dr. Epitácio deu sugestões de como a escola deveria proceder no caso de constatação ou suspeita de desequilíbrios mentais.  Falou que, primeiramente, será de suma importância comunicar à família e ao PSF. Depois, destacou estratégias para os professores lidarem adequadamente diante de alguns casos específicos que incomodam a todos. Por exemplo, o aluno com habilidade significativa em algum esporte, deve ser incentivado a desenvolver mais e mais essa sua competência e utilizá-la para amenizar os déficits das demais competências e em benefício dos colegas.
Outro ponto pertinente na oficina de trabalho foi a discussão acerca de conceitos de problemas relacionados a saúde, como: o que é Depressão? O que é distúrbio de personalidade? O que é ser um psicopata? O que é distúrbio de conduta? Para tais indagações, Dr Epitácio, discorreu com muita proficiência. A seguir mencionou o alto índice de consumidores de remédios controlados, em Santa Cruz e refletiu sobre possíveis causas.
Para o momento, também falou sobre a criação e o papel do CAPS e da importância que a entidade teve e tem em relação aos tratamentos das pessoas com problemas de saúde mental, haja vista que a mesma surgiu em substituição aos manicômios, onde o ser humano era tratado de forma muitas vezes desumana.
Dr. Epitácio indicou aos professores algumas atividades lúdicas que poderiam contribuir para um melhor entendimento de como funciona a mente dos alunos e a respeito de possíveis deficiências. Também deu dicas de como tais temas poderiam ser aprofundados em pesquisas do Google.
Em suma, a oficina de trabalho Saúde Mental na Escola foi muito proveitosa para nossa instituição. Além dos conhecimentos adquiridos e das informações repassadas, ficamos mais preparados para lidar com problemas que porventura venham a surgir no processo ensino-aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”