quarta-feira, 14 de outubro de 2015

UM DIA - Cecília Nascimento


Um dia

Estava hoje à tarde a me deleitar com a teoria da crônica, feliz por descobrir o mundo em pequenos pedaços de papel amarelado.
Vi, então, passar diante de meus olhos três velhinhas em direção a uma festividade junina. Elas trajavam saias muito coloridas e com o bico das anáguas aparecendo pelo corte posterior. Blusas de linho fino trabalhado, com botões simples como a essência da vida. Sapatinhos pretos, bem confortáveis, sem modelo. São sempre iguais os calçados das idosas: sapatilhas molecas ou coiotes... Como deve ser bom andar assim!
Elas caminhavam serenas, conversando, sem pressa. O que pensavam? Como me viam a mim que as observava?
Parei de ler... Parei para senti-las. Parei para sentir aquele momento sublime e simplório simultaneamente. Como devem ser felizes aquelas velhinhas! Como devem sofrer! Como devem ter sido felizes e sofrido no passado! Mas, puxa vida, como são serenas, parece que não fazem parte da vida moderna e acelerada.
Imaginei como devia ser bom ser velhinha... Então me dei conta de que já o sou e somos. Envelhecemos precocemente. Nós, os que antecipamos os problemas com medo de não resolvê-los a tempo. Nós, os que nos esquecemos de brincar com o pequenino do nosso lado em virtude do capitalismo selvagem. Nós, os que nos escravizamos com roupas e calçados desconfortáveis que não gostamos, mas acabamos usando para nos enquadrarmos em padrões pré-moldados. Nós, os que não ousamos cometer a incrível façanha de parar em caminhar serenamente conversando com amigos sobre coisas simplórias...
Pensando bem, não, nós não somos velhinhos... Quem nos dera que fôssemos!


(Cecília Nascimento)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”