quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

E A TERRA CAIU NO CHÃO - glosas de Zé da Luz e outros poetas



A terra caiu no chão

Zé da Luz (1904-1965)


Visitando o meu sertão 
que tanta grandeza encerra, 
trouxe um punhado de terra 
com a maior satisfação. 


Fiz isso na intenção, 
Como fez Pedro Segundo, 
de quando eu deixasse o mundo 
levá-lo no meu caixão. 

Chegando ao Rio, pensei 
guardá-lo só para mim 
e num saquinho de brim 
essa relíquia encerrei! 

Com carinho e com cuidado 
numa ripa do telhado, 
o saquinho pendurei... 


Uma doença apanhei 
e vendo bem próxima a morte 
lembrando as terras do norte 
do saquinho me lembrei. 

Que cruel desilusão! 
As traças, sem coração 
meterem os dentes no saco, 
fizeram um grande buraco 
e a terra caiu no chão.
 ===========

A TERRA CAIU NO CHÃO

Hélio Crisanto:

Certo dia eu viajando Nos espaços siderais, Sem medo dos temporais, A lua eu fui apagando. Vi a terra naufragando, Em rota de colisão, Nela eu dei um empurrão, Virando a sua calota, Desviei a sua rota, E A TERRA CAIU NO CHÃO
 ===========

George Pessoa:
Um dia fiz um passeio Num balão com muita gente Subia com o ar tão quente E eu, cheio de receio. Com um saco de terra cheio Pra segurar o balão Na primeira ocasião Despejaram aquele peso O balão subiu aceso E A TERRA CAIU NO CHÃO.
 ===========

Tarcisio José Fernandes: Pra plantar uma roseira, Eu peguei um alguidar, Pus a terra e, pra adubar, Pus estrumo de esterqueira; Depois, com uma mangueira Aguei; e a “plantação” Pendurei por um cordão, Mas este não suportou E o alguidar desabou... “E A TERRA CAIU NO CHÃO.”
 ===========

Jarcone Vital:
Da alvenaria de um muro Na pá eu virei um traço Porém sentindo o cansaço Remexendo em troço duro Vendo ser prático e seguro Quis abrir licitação Sem saber da profissão Fui mexer na bitoneira Lhe derrubei por inteira E A TERRA CAIU NO CHÃO...
 ===========

Gilberto Cardoso:

Certa vez Jesus curou
a um cego de nascença
desafiando a descrença
de quem dele duvidou
Barro no chão ajuntou
e cuspiu sobre a porção
Com o lodo fez unção
dos olhos que nunca viram
Logo estes se abriram
E A TERRA CAIU NO CHÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários com termos vulgares e palavrões, ofensas, serão excluídos. Não se preocupem com erros de português. Patativa do Assaré disse: "É melhor escrever errado a coisa certa, do que escrever certo a coisa errada”